Como superar a timidez
Timidez e seus desconfortos
Só quem é tímido sabe o quanto pode ser difícil lidar com o sofrimento causado pela timidez. Cometer um pequeno erro nos faz corar, uma simples conversa pode ser uma tortura, ser alvo das atenções é um suplício. Isso sem falar nas limitações impostas pela timidez ou nas oportunidades perdidas ao longo da vida por conta de uma vergonha excessiva.
Conselhos práticos para superar a timidez
A boa notícia é que é possível superar a timidez ou, pelo menos, aprender a viver com ela sem tanto sofrimento. Aqui vão, portanto, alguns conselhos para quem quer lidar melhor com a timidez:
Tire o foco de si mesmo
Tirar o foco de si mesmo é algo que ajuda muito quando se é tímido. Lembre-se disto: em situações normais, ninguém está observando você (ou mesmo se importando com você) o tempo todo. As pessoas, na verdade, estão muito mais preocupadas com a sua própria vida ou entretidas com os próprios pensamentos. Portanto, não fique excessivamente preocupado com o que as pessoas estão pensando de você, pois é bem provável que elas não estejam fazendo isso.
Por exemplo: Quando você entra numa sala de desconhecidos e todos olham em sua direção, não fique tão preocupado com o que as pessoas estão pensando a seu respeito. É natural que todo mundo olhe porque, afinal, nossos sentidos estão sempre alertas às mudanças nos ambientes por conta do nosso instinto de defesa. Normalmente, segundos depois de terem constatado que está tudo bem e que não há nenhuma mudança importante no ambiente, as pessoas sequer vão se lembrar de que viram alguém entrando. Então, não se preocupe com os olhares dos outros.
Tente falar mais alto
Treine a sua voz para que consiga falar um pouco mais alto. Infelizmente, nem todo mundo escuta muito bem e talvez falar muito baixo possa dificultar a comunicação com outras pessoas. Procure algum curso ou fonoaudiólogo para aprender a falar mais alto sem cansar as cordas vocais.
Curso de teatro e oratória
Experimente fazer um curso de teatro e oratória em alguma escola confiável. Se você encontrar o tipo de professor corretos, isso pode ajudá-lo a desenvolver mais autoestima. Claro que você vai encontrar ali pessoas que querem seguir uma carreira porque já têm algum talento, mas ainda que esse não seja o seu caso, fazer um curso de teatro pode ser, no mínimo, muito divertido.
Procure ajuda de um profissional qualificado
Não sofra, nessa vida, desnecessariamente. Se você estiver realmente sofrendo por causa da timidez, procure um psicólogo ou terapeuta especializado no assunto. Cada caso é um caso, mas é bem provável que, com o auxílio de um profissional bem treinado, você possa aprender a se sentir menos desconfortável frente a outras pessoas. Pode ser um tratamento caro, muitas vezes, mas também é possível encontrar bons profissionais por preços acessíveis.
Preste mais atenção em como as pessoas se expressam
Se examinar atentamente pessoas que se expressam com naturalidade, você poderá verificar que elas não têm nada de tão especial assim. Claro que há algumas que realmente têm o dom da eloquência, mas, na maioria das vezes, apenas são pessoas espontâneas que não se preocupam em causar admiração ou algum impacto positivo enquanto falam. O discurso delas, na maior parte do tempo, não é positivo nem negativo, apenas neutro.
Se você conhece alguém admirável e gostaria de ser como ela, tente prestar mais atenção em como ela se expressa e como interagem durante conversações. Isso pode ser um aprendizado importante. Eu contei isso no meu post chamado “Pessoas altamente sensíveis e timidez”.
Expresse sua essência
Não deixe de expressar sua essência por se preocupar demais com o que pensam de você. Não vale a pena! A maioria das pessoas vai embora das nossas vidas depois de um tempo, só a gente é que vai ficar para sempre com a gente mesmo. Portanto, invista mais tempo em aprender a se amar como você é e lembre-se de que (a menos que esteja fazendo algo prejudicial a você ou a outra pessoa) o que os outros pensam a seu respeito é um problema deles e não seu.
Amadurecimento
O amadurecimento vem por conta da própria experiência de vida. Quando somos mais jovens, tendemos a viver a vida com base no julgamento dos outros, porque ainda não vivemos tempo suficiente para construirmos nossa própria visão de mundo. Em razão disso, acabamos nos dando valor ou nos desvalorizando em função do que as pessoas dizem a nosso respeito. Mas, com o tempo, nosso autoconhecimento aumenta e conseguimos nos enxergar como realmente somos.
Se há alguma coisa boa em amadurecer é isto: você enxerga o mundo com um bom par de óculos e deixa de distorcer (para melhor ou pior) as imagens que tem das pessoas e de si mesmo. Nada melhor do que se enxergar como alguém que tem defeitos e qualidades assim como todo mundo.
Por conta disso, quando vamos envelhecendo vamos perdendo a timidez, naturalmente. Mas para quem tem pressa, não espere envelhecer para chegar neste ponto. Trate-se com amor, respeito e carinho, desde já. Isso por si só já vai lhe proporcionar uma boa dose de desinibição e de autoconfiança frente aos outros e a você mesmo.